Assassin's Creed Odyssey: Guia de Troféus


Para ficar mais simples, termine o jogo. Não existem troféus relacionados a dificuldade (você pode fazer tudo no EASY) de qualquer forma ela pode ser alterada a qualquer momento. Tenha cuidado apenas com o troféu NOS BRAÇOS DE AFRODITE (que é o único perdível), leia a descrição dele para maiores detalhes.

Assim que derrotar um NPC chamado Ciclope, no fim do episódio 1, fique matando e lootando cabras até ganhar o troféu OLHAR DE DESPREZO. Faça as missões principais conforme elas forem surgindo, mas saiba que somente elas não serão suficientes para que você alcance o nível que algumas outras missões mais a frente exigem (existe uma diferença muito grande de ní­vel entre as missões principais).

Sendo assim, quando uma missão principal te levar a uma nova área do jogo, aproveite para explorar bem essa área e completar side-missions e tarefas de modo a conseguir XP suficiente para subir de ní­vel. Passe nos quadros de mensagens que existem em cidades e vilarejos (e no Adrestia também) e aceite todas as missões que encontrar (não esquecendo de falar com os NPCs respectivos para ativá-las).



TROFÉUS RELACIONADOS À HISTÓRIA

Isso. É. Esparta! -> Prólogo
Uma Odisseia em Progresso -> Capítulo 1
Erros Passados -> Capítulo 2
Mal Descoberto -> Capítulo 3
Mentes Brilhantes -> Capítulo 4
Das Cinzas -> Capítulo 5
A Queda da Democracia -> Capítulo 6
Uma Lenda se Formando -> Capítulo 7
Retomando Atenas -> Capítulo 8
Fim da Odisseia ->  Capítulo 9



PRIMEIROS PASSOS APÓS CONCLUIR

I. Complete (100%) dos Locais Subaquáticos (são 42 no total), pois SÃO necessários diretamente para o troféu CRIA DE POSEIDON. Tem um item na seção Dicas Importantes que ajuda bastante nessa tarefa.

II. Vasculhe Fortes (para alguns itens lendários excelentes), Ruínas (e Ferreiros também) para encontrar tabuletas antigas, que são necessárias para fazer upgrades no Adrestia (o seu navio), além de possuírem muito loot e serem, muitas vezes, locais de esconderijo de membros do Culto do Kosmos. Mas se quiser ganhar também XP, faça logo 100% nesses locais. Com essas ações você terá recursos suficientes para fazer todos os upgrades do Adrestia, e ganhar os troféus MELHOR, MAIS RÁPIDO, MAIS FORTE e SENHOR DOS MARES.

III. Cavernas reservam boas surpresas como itens especiais e um pouco de loot, mas NÃO são obrigatórias para a platina. Se preferir pode deixar de lado. O mesmo pode ser dito de Acampamentos, tanto os militares quanto o de bandidos. OBS.: Só uma caverna é importante por que é local de esconderijo de um cultista, no caso a Caverna Myson, na Enseada de Pandora, região de MALIS.

IV. Tumbas também NÃO são obrigatórias para a platina, mas sempre que completar uma você ganha 1 ponto de habilidade (a exemplo do que já acontecia em Origins). Como não tem nenhum troféu relacionado a ativar todas as habilidades (apenas um que requer que você eleve uma habilidade qualquer ao nível 3), e os pontos que você ganha na campanha principal, subindo de nível, já são suficientes para ativar as melhores delas (além disso a qualquer momento você pode dar um reset nas suas habilidades e redistribuir os pontos que você possui caso você tenha ativado uma habilidade que você depois considerou inútil - esse reset custa em torno de 2.000 dracmas), fica a seu critério fazer ou não. Se estiver com pressa não faça.

V. Visite os locais que faltam do mapa para abri-lo totalmente para o troféu COMPANHEIRO DE HERMES. A história principal te leva por quase toda a Grécia, então no fim deve estar faltando bem pouco.

VI. Alcance o nível 50, caso ainda não tenha alcançado. Veja a descrição do troféu SEMIDEUS que tem dicas para farmar XP.

VII. Vença as lutas restantes da Arena de Batalha em MESSARA para o troféu NÃO SE DIVERTIRAM?.

VIII. Complete as Quests. Existem 5, cada uma vale um troféu: MESTRE DA CAÇA, UMA VIDA DE PIRATA PARA MIM, "TODOS SAEM GANHANDO!", CONFIE EM MIM, EU SOU UM DOUTOREM BUSCA DO OURO. A primeira te presenteia com o set lendário de armadura das filhas de Artemis (as 5 partes de cada), assim que terminar ela, equipe os itens do set pra o troféu CREDO FASHIONISTA.

IX. Encontre a Atlântida: LEGADO, depois disso os locais dos monstros mitológicos aparecem no mapa.

X. Derrote os monstros mitológicos, são 4 e cada um vale um troféu: À IMAGEM DE PERSEU (Medusa), LABI(RINDO) DO MINOTAURO (Minotauro), DE OLHO NA RECOMPENSA (Ciclope) e ENIGMA DA ESFINGE (Esfinge). O Minotauro é o de menor nível, no caso 35, então você pode começar por ele. A Medusa é a de maior nível, 50, e a mais difícil.

XI. Mate todos os integrantes do Culto do Kosmos, veja quais os cultistas você ainda não matou, e vá atrás deles, para os troféus UMA CABEÇA A MENOS e O CULTO DESMASCARADO. Os últimos estão por volta do nível 50, mas a essa altura, você também estará próximo desse nível. Após matar todos, você estará de posse dos últimos fragmentos de artefatos e poderá fazer o upgrade final da lança de Leônidas para o troféu LEGADO RESTAURADO.



TROFÉUS ALEATÓRIOS

De ilha em ilha - Faça 20 missões em Pefka, Ilhas Obsidianas e Ilhas Abantis.
Os Argonautas - Coloque 4 NPCs Lendários como tenentes do Adrestia.
Deixe sua marca - Entalhe o seu primeiro item.
Você trabalha pra mim agora - Coloque um NPC Lendário como tenente do Adrestia.
Brilhante! - Equipe seu primeiro item lendário.
Poder dos Deuses - Melhore uma habilidade até o nível 3.
Topo da Cadeia Alimentar - Torne-se mercenário classe 1.
Flagelo do Egeu - Afunde seu primeiro navio épico.
Esporte de Sangue - Derrote um mercenário na Arena.
Velocidade Máxima - Parta um navio ao meio.
Eu Tenho a Força - Realize um ataque avassalador com cada tipo de arma.
Mestre da Guerra - Mate o líder de uma região enfraquecida, que não seja Megaris.
Misthios em Treinamento - Complete 20 missões de caçada de recompensas, contratos de guerra ou contratos navais dos quadros de mensagens.
Infame - Eleve seu nível de procurado ao máximo.
Herói Sob Contrato - Vença sua primeira batalha de conquista, que não seja em Megaris.
A Ira das Amazonas - Parta um navio ao meio tendo uma tripulação exclusivamente feminina.
Toque de Midas - Entalhe um item lendário com um efeito lendário.



DICAS IMPORTANTES

1) Atualize apenas os itens lendários. Você tem 4 tipos de itens/armas, e eles diferem pela cor de fundo do item. Se for preto é comum, azul é raro, roxo é épico e amarelo é lendário. Todos eles podem ser melhorados e receberem entalhes também, nos Ferreiros. Mas os itens épicos e lendários podem receber 2 entalhes, e somente os lendários podem receber efeitos lendários. Toda vez que você melhora ou faz entalhes, gasta recursos como peles, metais, madeira e etc. Logo, para não gastar recursos à toa, concentre-se em atualizar apenas os lendários.

2) Gerencie bem seus itens. Faça melhorias (o item sobe de nível) e entalhes (que vão dar alguma característica a mais, como 10% a mais de armadura por exemplo) visitando um Ferreiro. A medida que seu inventário ficar cheio vá esvaziando ele desmontando itens (segure o QUADRADO), dessa forma você obtém recursos como ferro, madeira, peles e etc. Você também pode vender seus itens velhos nos Ferreiros mas nesse caso você só ganha dracmas (dinheiro), não vale muito a pena. Mas se você sofre daquele transtorno dos Acumuladores, e não consegue se desapegar de nada (não quer nem desmontar, nem vender seus itens) pode guardá-los no baú do Adrestia (o navio), fica na ponte de comando logo atrás.

3) Ainda falando em itens, nesse vídeo você encontra a localização de alguns excelentes, recomendo muito o primeiro do vídeo, o Tridente de Poseidon porque ele permite que você respire debaixo d'água, facilitando muito suas explorações subaquáticas (lembrando que existe um troféu relacionado a fazer 100% nestes locais). Fica numa ilhota lá no canto direito do mapa, entre as ilhas de SAMOS e CHIOS. O único porém é que o item é nível 41, ou seja, só quando você alcançar esse nível é que vai poder equipar o item. Mas ao pegar o tridente, você desbloqueia esse efeito de respirar debaixo d'água, e vai poder entalhar ele em outro item lendário.

4) Mais um item lendário excelente, o Bidente de Hades, que você encontra dentro do Forte do Monte Itome na região de MESSENIA (lado esquerdo mapa, região nível 35-39), precisamente na Baia de Hades.

5) Outro item afudê, a Xiphos de Peleus, uma espada, que, através de entalhe, aumenta em 20% o dano do assassinato em cadeia (uma habilidade que você desbloqueia subindo de nível, ela te permite matar vários inimigos furtivamente em cadeia). Você encontra ela na ilha de KOS (nível 26-31), em pt-BR está como CÓS, no Forte de Artemisia (mesmo local onde você liberta o Marko).

6) Temos ainda a Maça de Héracles, que te dá, através de entalhe, ganho de 40% de força das flechas, você encontra ele na região de ARCADIA (nível 33-37), no Templo de Deméter e Kore.

7) Aceite TODAS as missões que você encontrar nos quadros de mensagens nas cidades e vilarejos, (depois de aceitar as missões fale com os NPCs para ativá-las) algumas delas se completarão automaticamente na sua jogatina, como matar tubarões, afundar navios atenienses, espartanos ou piratas e etc. Várias dessas side-missions dão uma quantidade grande de XP, ou itens importantes e raros, outras nem tanto, mas assim elas ficam na sua lista e você acaba completando sem nem perceber. O Adrestia também tem um quadro de mensagens.

8) Não é obrigatório mas vá abrindo todos os viewpoints que você encontrar no jogo, além de facilitarem muito sua vida com o fast travel (viagem rápida), tem um troféu no jogo relacionado a abrir todo o mapa, e abrindo viewpoints a percepção da águia Ikaros aumenta, facilitando sua vida quando for escanear locais como cavernas, ruínas e etc. Para abrir o mapa basta visitar o local e mais nada.

9) Se você ficar recebendo um aviso do jogo do tipo "A missão XYZ não está mais disponível", não se desespere!!! Esse tipo de missão não vale nada para a Platina, e várias delas ficam disponíveis novamente mais a frente. Aliás não fique confuso tentando descobrir se está ou não tendo um Deja Vú com determinada missão secundária, por que sim, algumas missões se repetem, mesmo você tendo completado elas antes. Não dava pra galera da Ubisoft escrever, sei lá, 500 missões originais e diferentes umas das outras para povoar o mapa, nada se cria tudo se copia.

10) Faça também 100% nos locais subaquáticos (são 42 no total) que você encontrar por que vale troféu. São os únicos locais com os quais você precisa se preocupar em fazer 100%, os demais (Fortes, Cavernas, Ruínas e etc) não são obrigatórios para a platina, mas ajudam muito no ganho de XP e dinheiro, e é nos fortes que você poderá encontrar NPCs lendários que poderão serem recrutados para o seu navio, além de alguns membros do Culto do Kosmos. Nas Ruínas você encontra tabuletas antigas, necessárias para fazer upgrades no seu navio, o Adrestia.

11) Vá fazendo upgrades no Adrestia a medida que tiver os recursos para isso. Sugiro dar ênfase ao ferrão frontal, pois nesse jogo o ataque frontal (abalrroamento) é ainda mais importante do que era em Black Flag, mas não se esquecendo das demais partes do navio como armadura, flechas e remos (que aumentam a velocidade de ataque e fuga).

12) Sempre que você estiver enfrentando um mercenário, tente não matá-lo, basta descer a porrada normalmente com tudo que você tem até a energia dele quase acabar, no fim use o chute espartano ou ataque com socos (basta desequipar as armas de mão), dessa forma ele não morre, é nocauteado. Então você chega em cima dele e aperta L3, assim ele será recrutado. Mercenários e NPCs Lendários ao serem recrutados podem ser usados como tenentes no seu navio, a vantagem é que eles adicionam características extras como 10% de ganho de armadura, ou 20% a mais de dano de flechas incendiárias, entre outros. Além disso quando você tiver 1, e depois 4 tenentes lendários no seu navio, você ganha troféus.

13) Por último mas não menos importante, espero que você seja assinante Playstation PLUS, para que possa guardar os seus saves na nuvem da SONY. Mas faça upload dos seus saves manualmente todos os dias. Por que estou dizendo isso: Depois de 110 hs de jogo, eu estava no nível 50 e meu PS4 Pro, com HD novo de 2TBs (comprado em junho), deu uma travada violenta enquanto eu fazia fast travel. Mas violenta mesmo, parou de responder totalmente, tive que desligar segurando o botao Power. Quando ele reiniciou, o sistema deu mensagem de que precisava fazer uma restauração. Tive que colocar um pendrive com o sistema baixado do site da Sony. Ainda assim por algum motivo ele não funcionava. Acabei resolvendo o problema, mas ao baixar novamente o jogo e verificar meu save em configurações > gerenciamento de dados salvos do aplicativo > dados salvos no armazenamento online, constatei que o último save era do dia 14/10, cerca de 10 dias antes, com 50hs jogadas e quando eu ainda estava no nível 31. Ou seja, perdi 60 hs de jogo rsss... Tive que rejogar essas horas perdidas novamente mas foi de boa. Agora, sempre que eu termino de jogar, faço upload manualmente e recomendo a todos. Pelo que andei pesquisando, o PS4 só faz upload quando está em modo de hibernação.



TROFÉUS BUGADOS

Confie em Mim, Eu Sou um Doutor -> Foi relatado que esse troféu pode bugar. Hipócrates não dá a missão para voce. Uma possível solução é matar um Javali Alfa, numa área fora da cidade (para encontrá-lo basta usar Ikaros nas interrogações próximas), dessa forma a missão deve aparecer. Ou manter o jogo atualizado.

Uma Vida de Pirata Para Mim -> Já foi relatado que esse troféu pode bugar, Xenia não passa a quest para voce. Uma das soluções é fazer justamente "Achados e Perdidos" antes, ou ainda, manter o jogo atualizado.

Companheiro de Hermes -> Já foi relatado que esse troféu pode demorar a aparecer, o intervalo pode ser até de algumas horas entre voce visitar todos os locais e o troféu popar na tela. A solução é esperar mesmo (coisa parecida acontecia com alguns troféus em Syndicate).

Nos Braços de Afrodite -> Foi relatado que esse troféu pode bugar e não aparecer para alguns usuários após completada a tarefa. A solução é atualizar o jogo.

Legado Restaurado e O Culto Desmascarado -> Foi relatado que os cultistas Zoisme e Kallias podem ficar presos dentro do Templo do Oráculo de Delfi e não poderem ser mortos. A solução é atualizar o jogo.



LISTA DE TROFÉUS

ISSO. É. ESPARTA!
Para este daqui, basta completar o prólogo do jogo, onde você encarna Leônidas durante a batalha das Termópilas contra a Pérsia.

UMA ODISSEIA EM PROGRESSO
Terminando o primeiro capítulo da aventura, ao sair da Ilha de Cefalônia, você consegue este daqui.

ERROS PASSADOS
Em sequência, basta terminar o capítulo 2 da história, com o embate contra seu pai, e o troféu é conquistado.

MAL DESCOBERTO
Ao finalizar o capítulo 3, com o embate ao Culto do Cosmo, este troféu de bronze será seu.

MENTES BRILHANTES
Concluindo o capítulo quatro, onde você finalmente conhece Sócrates e Péricles, este troféu é recebido.

DAS CINZAS
Conclua o capítulo 5, buscando informações sobre a sua mãe. Pronto! Este troféu é seu.

A QUEDA DA DEMOCRACIA
Ao presenciar a morte de Péricles e a queda de Atenas, o capítulo 6 é concluído e este troféu é seu.

UMA LENDA SE FORMANDO
Resolva os problemas em Esparta e enfrente os fantasmas do passado para conquistas este troféu, finalizando o capítulo 7 da história.

RETOMANDO ATENAS
A grande batalha de recuperação de Atenas conclui o capítulo 8 e garante este troféu de prata para a sua lista.

FIM DA ODISSEIA
Por fim, ao finalizar o último capítulo da história e também o epílogo esse troféu de ouro entra em sua lista de conquistas.

Pronto, o enredo principal do jogo foi finalizado. Agora vamos a todas as outras conquistas, que podem ser obtidas ao mesmo tempo que você vivencia a história do jogo ou então somente ao final da história. Bora continuar a jornada!

DEIXE SUA MARCA
Este troféu de bronze é bem tranquilo de ser pêgo. Para conquistá-lo, basta ir em um ferreiro (que estão em todas as cidades do jogo) e entalhar qualquer tipo de melhoria em qualquer arma que você queira. Vale lembrar que esses entalhes são adquiridos ao encontrar armas e equipamentos lendários e quando você sobe de nível.

VOCÊ TRABALHA PRA MIM AGORA
Mais um troféu sem muito mistério, mas que pede um pouco mais de atenção de nossa parte. Isso porque aqui você vai precisar recrutar um NPC de nível Lendário para o Adrasteia, o navio que utilizamos durante a jornada. A partir do nível 28 mais ou menos alguns NPCs lendários já começam a aparecer de modo mais frequente. Porém, missões secundárias permitem que você encontre-os com maior facilidade.

Uma das missões mais fáceis de se conseguir um tenente lendário é a sequência de missões de Delos, onde você encontra um general ateniense desertor e tem a opção de recrutá-lo para a sua tripulação. Recrute-o, pois ele é um tenente lendário que dá ótimos bônus para o Adrasteia.

BRILHANTE!
Essa missão é bem tranquila, principalmente se você seguir com a história do jogo. Isso porque o objetivo a ser cumprido é obter e equipar um item de nível Lendário (os dourados). Logo no final do segundo capítulo da aventura, no embate contra Nikolaos de Esparta, nós recebemos sua espada, que é um item lendário. Equipe-a e o troféu será seu.

SEMIDEUS
Essa missão é simples de entender, mas difícil de alcançar. Para conquistá-la, basta alcançar o nível 50 no jogo (que é o nível máximo). O mais comum é alcançar essa conquista depois da história principal ser finalizada, uma vez que dificilmente você chegará ao final da aventura depois do nível 40. Porém, a dica para progredir de maneira rápida nos níveis é focar em determinadas tarefas por grupo de nível.

Inicialmente as sidequests são a melhor opção. Limpe todas as missões secundárias das cidades que passar até o nível 30 mais ou menos e o progresso será fácil. Isso ajuda também em outros objetivos, como as caças de feras de Ártemis e a busca por cultistas, duas tarefas necessárias para outros troféus aqui da lista.

Após o nível 30 o melhor a fazer é focar nas batalhas de conquista enquanto dá cabo de outras missões secundárias mais fortes, como as já citadas feras e até mercenários que surgirem em seu caminho. A dica aqui é sempre optar pelo lado marcado como “difícil” nos combates por território, por garantirem ainda mais pontos de experiência e bons equipamentos para você.

Por fim, para além do nível 40 você já pode usar a arena de batalha para conquistar mais pontos de experiência ainda. É bom vir aqui mais ou menos nessa faixa de nível para aproveitar ainda mais os adversários mais fortes. Porém, vale lembrar também que se você se focar em subir bastante no nível de mercenário e caçar todos os cultistas, não vai ser algo tão difícil alcançar o nível máximo.

PODER DOS DEUSES
Para essa conquista, basta alcançar o nível 3 (máximo) com uma habilidade ativa do seu personagem. Para isso, você precisará alcançar o nível 5 com a Lança de Leônidas. Para isso, cace cultistas até somar um total de 20 Fragmentos de Artefatos que você obtém de membros do Culto do Cosmo que você mata. Ou seja, este troféu te ajuda a conquistar outro que está mais abaixo, pois matar 20 cultistas é um trabalho considerável.

TOPO DA CADEIA ALIMENTAR
Essa conquista é consideravelmente difícil, mas pode ser obtida ao longo do caminho enquanto você busca outras como as da história do jogo, da arena de combate e do nível máximo. Isso porque, para conseguir este troféu, você precisa virar o Mercenário número 1. Para tal, basta vencer todos os mercenários que você encontrar pelo seu caminho, subindo de posto cada vez mais. O mercenário mais forte é nível 50, então não precisa ter pressa para conquistar este troféu, basta fugir o mínimo possível de outros mercenários que seu progresso será natural.

OLHAR DE DESPREZO
Esse é um dos troféus mais hilários do jogo. Logo no início do jogo, próximo da conclusão da missão principal em Cefalônia, ocorre uma cena na qual Alexios/Kassandra enfiam o olho do ciclope no, digamos, orifício anal de um bode, e dá um tapinha pra criatura sair pulando por aí. Pois bem, para conquistar esse troféu você precisa pegar o olho de volta.

É isso mesmo. Para isso, basta buscar em Cefalônia por cabras e matá-las. Cerca de 20 serão o suficiente em média para que o item apareça. Mas é preciso pegar os espólios de cada cabra para conseguir o olho, ok? Como elas são bem rápidas, o ideal é atacá-las à distância com o arco, elas são mortas com apenas um golpe.

COMPANHEIRO DE HERMES
Para essa conquista você precisará desbloquear todas as regiões da Grécia, incluindo todo o Mar Egeu. Para remover a névoa de todas as regiões é preciso que você passe por elas, seja de navio no caso do mar ou passeando pelas localidades em terra firme. Mas preste atenção às sub regiões, pois conhecer uma ilha não é suficiente para desbloqueá-la, é preciso remover o nevoeiro de cada região isolada.

Como citamos no início desta matéria, é este o troféu com um certo bug. O problema aqui é justamente que algumas regiões demoram mais do que o normal para serem computadas.  Basta debloqueá-las e seguir caminho. Fóruns de discussão na internet relatam que existem jogadores que chegam a receber o troféu somente algumas horas após de completar todo o mapa do mundo. Então não se desesperem se esse for o seu caso.

À IMAGEM DE PERSEU
Para conquistar este troféu a tarefa é simples: derrote a Medusa. Entendeu? Não? Pois vamos explicar! Existe uma missão secundária chamada “Romance no Jardim de Pedra”, que você começa após receber a tarefa de Pitágoras de buscar os quatro fragmentos antigos ao redor do mundo grego. Essa missão, presente na ilha de Lesbos, lhe leva a um embate contra a Medusa, que é a protetora de um desses fragmentos.

Mas é preciso muito cuidado aqui, pois a Medusa é um oponente de elite do nível 50. Ou seja, nada de se aventurar por aqui antes de conseguir o Troféu de semideus. Lá pelo nível 46 ou 47 você já consegue enfrentá-la com os equipamentos certos, mas não recomendo arriscar.

LABI(RINDO) DO MINOTAURO
Assim como o troféu anterior, precisamos derrotar o Minotauro para que essa conquista seja alcançada. Bem como a Medusa, o Minotauro também é um dos guardiões do fragmentos. Aqui, seguimos para a Ilha Messara sob a missão “Mitos e Minotauros”. Seguindo a sequência de missões e vencendo o oponente final o troféu é seu.

DE OLHO NA RECOMPENSA
Seguindo a mesma lógica dos dois anteriores, o terceiro guardião a ser vencido é o Ciclope, para que este troféu seja seu. A missão secundária para isso é “Um Deus entre os Homens”, localizada na ilha de Kythera.

Ao final das missões, como as anteriores, você receberá uma chave para o local onde enfrentará a besta mitológica. Lembrando que aqui estamos falando do Ciclope original, não o bandido que enfrentamos no início do jogo.

ENIGMA DA ESFINGE
O último dos desafios de Atlantis não é derrotar a Esfinge, mas sim superar sua inteligência. Pois bem, é um pouco mais complicado que só trocar golpes de armas afiadas com criaturas monstruosas. Seguindo a missão “O Legado de uma Família”, você será levado a um local onde a esfinge se encontra. Para interagir com ela, espere ficar de noite.

Ao contrário do combate corpo a corpo dos outros monstros, a Esfinge te fará 3 perguntas que devem ser respondidas da maneira certa. Porém, as pergunta são enigmas e não seguem um padrão, sendo aleatórias. Por isso não podemos simplesmente te dizer “responda isso”. O que é preciso fazer aqui é prestar bastante atenção no diálogo da cena, que trará dicas da resposta correta.

O mais importante é salvar o jogo antes de interagir com a Esfinge, pois a qualquer resposta errada você será morto automaticamente. Ao voltar, uma nova série de perguntas será feita, então nada de tentativa e erro por aqui também.

Outro ponto muito importante é gravar as respostas que você deu na sequência correta. O ideal é usar um bloquinho e ir anotando cada uma delas. Isso porque, após acertar as três, você ainda precisará apertar 3 botões referentes às respostas que você deu. Caso erre a sequência, adivinha? Pois é, você será morto e terá que começar tudo de novo. O desafio em si não é absurdamente difícil, mas precisa de bastante atenção para ser superado.

MESTRE DA CAÇA
Para conseguir este troféu você precisará concluir a sequência de missões das Filhas de Ártemis. Essas missões são iniciadas na região Phokis, nas Terras Sagradas de Apolo, que você tem acesso logo no segundo capítulo do jogo. Nela, Daphnae lhe pedirá que leve até ela a pele de vários animais lendários que são crias diretas da deusa grega da caça.

A lista é bem legal e os níveis bem variados, então faça sem pressa. Os animais são: A Corça de Cerinéia (a partir do nível 16); A Ursa Calisto (a partir do nível  37); a Hiena Crócota (a partir do nível 39 ); o Javali de Erimanto (a partir do nível 38); o Leão de Nemeia (a partir do nível 27); o Lobo Licaonte (a partir do nível 36) e o Touro de Creta ( a partir do nível 34).

Todos eles são bem desafiadores no combate, então não tente enfrentá-los antes do nível mínimo que cada missão pede. Além disso, não compensa também se fortalecer demais para ir até eles, pois alguns, como o Leão de Nemeia, começam a subir de nível junto com você caso você os passe em número. Após derrotar as sete criaturas, volte a falar com Daphnae em Phokis e o troféu será seu.

“TODOS SAEM GANHANDO!”
Para essa conquista será preciso concluir todas as missões de Markos na ilha Kos. Para iniciar essas missões, é preciso localizar Markos em uma jaula em um forte inimigo, onde está sinalizado o início da missão. Limpe o local e liberte-o, levando-o de volta até sua residência na ilha. Sem muitos mistérios, basta concluir toda a sequência de missões designadas pelo personagem que o troféu será seu.

CONFIE EM MIM, EU SOU UM DOUTOR
Assim como com Markos, em Beócia encontramos Hipócrates novamente. Aqui, após o capítulo 7 da história. É interessante resolver todas as missões secundárias da região antes de fazer essa daqui, por conta das consequências dela. Assim como no troféu anterior, basta completar a sequência de missões do pai da medicina para conquistar esse troféu.

UMA VIDA DE PIRATA PARA MIM
Tal como as duas anteriores, para essa conquista você precisará concluir a sequência de missões secundárias de Xenia, a pirata. Porém, muita atenção. Pois essas não são as missões que você faz com ela no capítulo 5 da história principal. Aqui são as missões liberadas no início do capítulo 7 da história, sob o nome “Farinha do Mesmo Saco”.

Nessa missão, Xenia lhe entrega diversos mapas de tesouro, mas somente um deles está correto. Assim, você precisará conferir cada um dos mapas no inventário para localizar qual deles existe em relação ao mapa da Grécia. A partir daí você encontra o local onde o tesouro estará.

FLAGELO DO EGEU
Este troféu é relativamente tranquilo de ser conquistado. Para isso, basta vencer um Navio Épico. Parece tarefa difícil, mas na verdade não é. Navios Épicos são aqueles que estiverem sinalizados com uma coroa dourada acima de seu nível. Eles normalmente são difíceis de achar, mas ao explorar o Mar Egeu, eventualmente você encontrará um deles. A própria missão principal do jogo te coloca no caminho de alguns deles, então só se preocupe em vencê-los em batalha. Além disso, Mercenários e Cultistas também possuem navios épicos, o que torna a tarefa ainda mais fácil.

ESPORTE DE SANGUE
Para este troféu, será preciso vencer um Mercenário em combate na Arena localizada em Pephka. Não tem mistério: basta falar com o anfitrião da Arena em Pephka, que listará 5 campeões da arena. Confira se um deles está sinalizado como mercenário. Em caso negativo, basta sair da missão e voltar algum tempo depois que a lista mudará. Ou então vença os oponentes para a lista atualizar mais rapidamente.

MELHOR, MAIS RÁPIDO, MAIS FORTE
Um troféu muito fácil e simples de ser conquistado. Basta fazer qualquer melhoria no navio Adrasteia que a conquista será sua.

CREDO FASHIONISTA
Para essa conquista você precisa equipar um conjunto completo de Armadura Lendária. Aqui não vale qualquer peça de armadura lendária, precisa ser um conjunto completo do mesmo set. Ou seja, todas as peças precisam ter o mesmo nome, como o set do Herói Espartano, por exemplo. Caso não queria caçar “manualmente” um set completo, basta completar a história do jogo ou então a missão das Filhas de Ártemis que você receberá um conjunto completo de armadura.

NOS BRAÇOS DE AFRODITE
Essa daqui é outra das missões mais fáceis do jogo, mas que precisa de atenção por ser a única passível de ser perdida. Durante alguns diálogos de missões principais e secundárias você terá opções de resposta marcadas com um ícone de coração.





Essas respostas levam Alexios ou Kassandra a terem relações sexuais com alguns dos personagens do jogo. Basta conseguir uma noite de diversão com um dos NPCs e esse troféu será seu.

LEGADO
Após reencontrar sua mãe, ela fala sobre a localização de seu pai e isso fica marcado no mapa como uma missão secundária. Vá até a ilha indicada e reorganize os espelhos no melhor estilo de puzzle de The Legend of Zelda para abrir um portão de pedra semelhante ao que utilizamos para melhorar a lança de Leônidas. Aqui encontramos nada mais nada menos que o Portão de Atlântida e seu guardião: Pitágoras. Basta concluir a missão de falar com Pitágoras e esse troféu será seu. Lembrando que ele é requisito para dar início às missões das bestas mitológicas citadas anteriormente.

VELOCIDADE MÁXIMA
Este é outro troféu relativamente simples de ser conquistado. Basta partir um navio inimigo ao meio que ele será seu. Para isso, enfrente um navio até deixá-lo à deriva, no ponto no qual podemos invadi-lo. Porém, ao invés de invadir a embarcação inimiga, posicione o Adrasteia de modo que você bata exatamente no meio da embarcação à deriva.

Assim você partirá ela no meio. A dica aqui mirar a frente do seu navio no mastro do inimigo, acelerando com os remos. Além de garantir o troféu, essa é uma estratégia muito útil para conseguir grandes quantidades de madeira de uma vez.

EU TENHO A FORÇA
Para conseguir esse troféu você precisará dar um ataque de avassalamento com cada uma das sete armas disponíveis no jogo. Para isso você precisará de duas habilidades específicas: Ataques de Avassalamento, da árvore de habilidades do Guerreiro; e Ataque de Avassalamento com Arco, da árvore do Caçador. Basta liberar cada uma dessas habilidades e utilizá-las em batalha com cada um dos tipos de arma do jogo. São eles: Espada, Adaga, Contundente Pesado (Martelo), Lâmina Pesada (Machado), Bastão, Lança e Arco.

MESTRE DA GUERRA
Para essa conquista basta matar o líder de uma região com poucos recursos. Porém, muita atenção, como Megaris é o local onde o jogo te ensina a mecânica de combate por território, ela não conta para essa conquista. Você precisará, dessa forma, enfraquecer uma outra região até a barrinha roxa dela ser zerada e, só então, mate o líder local. Assim a conquista será sua.

Lembrando que para enfraquecer regiões você precisa matar soldados da facção dominante (Esparta ou Atenas), roubar baús de ouro e queimar suprimentos. Basta limpar os quartéis e campos de soldados da região quer rapidamente a barrinha chegará a zero.

MISTHIOS EM TREINAMENTO
Em todas as cidades do jogo, bem como em seu navio, existem quadros com missões temporárias e aleatórias. Esses contratos incluem recompensas fáceis, contratos de guerra e missões de combate naval diversas. Basta completar 20 dessas tarefas e esse troféu será seu.

INFAME
Essa é outra daquelas conquistas que não é exatamente difícil de ser adquirida, mas requer certa habilidade. Isso porque, para conseguir o troféu “Infame”, você precisará elevar a recompensa pela sua cabeça até o nível máximo (cinco elmos). Para tal, o jeito mais fácil é sair atacando tudo e todos em uma cidade. Rapidamente seu nível começará a subir e mercenários surgirão para te enfrentar. Mate-os um após o outro e seu nível continuará subindo. Continue nessa confusão até o nível de procurado chegar a cinco elmos e o troféu será seu.

Para sair dessa enrascada você pode fugir e se isolar por cerca de 30 minutos ou então pagar uma boa quantia em Dracmas (moedas do jogo) para se livrar dos mercenários. Além disso, você pode ser mais desafiador ainda indo atrás dos financiadores da sua recompensa, mas lembre que 5 mercenários de alto nível estarão atrás de você, fora todos os guardas e civis com os quais você arrumou encrenca.

HERÓI SOB CONTRATO
Caso você conclua o objetivo da conquista “Mestre da Guerra” citada anteriormente, estará a “um passo” deste troféu. Pois, para essa conquista, basta que você vença uma batalha por região em qualquer localidade com exceção de Megaris. Assim, após assassinar o líder local, duas zonas de batalha ficarão disponíveis, uma de ataque e uma de defesa. Normalmente a de ataque é sempre a mais difícil, escolha-a e vença o embate matando os líderes do exército inimigo para que esse troféu seja seu.

A IRA DAS AMAZONAS
Essa conquista é bem simples, mesmo que complicada de compreender de primeira. Para este troféu, basta que você parta um navio inimigo com seu navio “equipado” com uma tripulação feminina. Para tal, basta equipar seu navio com uma tripulação composta por mulheres, algumas delas estão presentes no jogo e outras você consegue no Ubisoft Club de graça. As missões das Filhas de Ártemis, por exemplo, são um bom exemplo de missão que nos dá uma tripulação feminina. Importante dizer que não é preciso tenentes todos femininos ou então ser Kassandra para essa conquista, apenas a tripulação mesmo.

TOQUE DE MIDAS
Mais um dos troféus simples, mas que requerem atenção. Para esse daqui você precisará entalhar um efeito lendário (dourado) em um item lendário (de fundo dourado). O segredo aqui é conseguir duas armas lendárias. A primeira, já falamos que você consegue no final do capítulo 2 da missão principal: a Espada de Nikolaos. Cada arma lendária que você recebe lhe dá um entalhe épico. Assim, basta ter duas e equipar uma delas com o entalhe da outra em um ferreiro. Pronto: o troféu é seu.

CRIA DE POSEIDON
Mesmo que esse troféu seja trabalhoso de ser conquistado, a tarefa é simples de explicar. Para conseguir o primeiro troféu de prata fora da história do jogo, você precisa coletar os tesouros de todos os 42 locais submersos do jogo. Abaixo você pode conferir um mapa do PowerPyx com todas as localizações numeradas.

Link do mapa: CLIQUE AQUI

EU SOU A LENDA
Para essa conquista você precisará de vários equipamentos lendários (dourados). Você precisará equipar uma arma corpo a corpo e cinco partes de armadura lendárias em conjunto. Em relação a outras conquistas, como o Culto Fashionista, essa daqui é relativamente mais fácil, pois você só precisa equipar todas as peças de armadura e uma arma lendária, independente de serem do mesmo conjunto ou não. A melhor forma de conseguir esses equipamentos é através de batalhas por território, caçando os 42 Cultistas ou fazendo as missões das filhas de Ártemis. Lembrando que algumas partes você recebe ao longo da missão principal, como a Espada de Nikolaos, por exemplo.

NÃO SE DIVERTIRAM?
Caso ainda não saiba, a Arena de combate fica na região de Pefka, no extremo leste da ilha. Para essa conquista, você precisará vencer os 5 inimigos da Arena pelo menos uma vez, tornando-se assim o campeão da Arena. Não tenha pressa para essa conquista, pois os níveis de cada oponente são bem espaçados, com o último sendo 50.

Aqui cabe uma dica que não faz parte dessa conquista: vencendo os cinco oponentes, uma nova lista de inimigos surgirá. Entretanto, no lugar do último inimigo, de nível 50, estará indicado “oponente desconhecido”. Basta enfrentar esse oponente para ganhar o Cavalo de Fogo, montaria lendária do jogo.

LEGADO RESTAURADO
Para esse troféu você precisará melhorar a Lança de Leônidas até o nível 6 (que é o máximo). Essa conquista é diretamente ligada com a próxima, pois para conseguir fragmentos o suficiente para restaurar a lança por completo você precisará matar todos os 42 Cultistas do Cosmo.

O CULTO DESMASCARADO
Para esse troféu você precisa simplesmente matar todos os Cultistas do Cosmo. Como já falamos antes, são 42 cultistas no total. Porém, recomendamos que finalize a história principal antes de tentar caçar todos eles. Isso porque alguns dos cultistas só aparecem no decorrer da missão principal e você pode ficar quebrando a cabeça para encontrá-los a toa. Já os demais são encontrados geralmente através de missões secundárias. Fazendo todas as missões de cada localidade, além de te garantir bons recursos e pontos de experiência, você poderá aos poucos liberar as pistas para a localização de todos os membros do Culto que não fazem parte da história principal. Então mãos à obra.

Importante citar também que o último Cultista, o líder de todo o Cosmo, precisa somente ser enfrentado. Isso porque chegará um momento em que Alexios/Kassandra precisará  escolher se mata ou não o líder. Essa escolha não influencia a obtenção desse troféu.

SENHOR DOS MARES
Para esse troféu não há muito mistério. Basta melhorar todos os pontos do navio Adrasteia ao máximo e ele será seu. Para tanto, é preciso acumular vários recursos (dracmas, ferro, madeira, pele e tabuletas antiga). Para peles, cace bastante javalis, ursos e leões (os animais que mais dão pele). Para ferro, explorar as cavernas com a habilidade “Olho de Atena” é o ideal, para achar todas as rochas escondidas. Já para a madeira, como falamos anteriormente, partir navios inimigos no meio após as batalhas é o ideal. Por fim, você pode também visitar cada ferreiro de cada cidade e comprar mantimentos deles, gastando algumas boas quantidades de dracmas em troca, principalmente, de ferro e pele.

Por fim, acumular tabuletas antigas requer que você explore principalmente as ruínas antigas por toda a Grécia. Essas ruínas são marcadas por um ícone vermelho de castelo quebrado no mapa. Além disso, alguns raríssimos ferreiros também vendem algumas tabuletas e, mesmo sendo bem caras, valem a pena.

OS ARGONAUTAS
Para esse troféu você precisa equipar o Adrasteia com quatro tenentes lendários (de fundo dourado). Para que isso seja possível, você precisa primeiro melhorar o casco do Adrasteia até o nível 4, permitindo assim que você equipe quatro tenentes simultâneos. Ou seja, leve bem a sério as dicas do troféu anterior de como coletar recursos.

Tenentes lendários aparecem bastante em missões secundárias após o nível 30, então fique atento para as oportunidades de convidar pessoas para a sua tripulação. Dois dos mais certos de serem encontrados são o General Desertor de Atenas, nas missões da ilha Miconos. Além disso, temos ninguém menos que Evie (de Assassin’s Creed Syndicate) como uma tenente gratuita que pode ser obtido através da Ubisoft Club. Ainda no Ubi Club temos Bayek (de Assassin’s Creed: Origins) como outro tenente épico, mas este precisa ser comprado por 40 moedas.

EM BUSCA DO OURO
Durante o capítulo 7 da missão principal você chegará a Olímpia e terá acesso aos jogos olímpicos. Para além da missão principal, uma sequência de missões secundárias será liberada: “A Missão Olímpica”. Participe de toda a sequência de missões e ganhe os jogos para conquistar esse troféu.

UMA CABEÇA A MENOS…
Olha os Cultistas do Cosmo novamente na nossa lista de troféus. Os 42 membros do Culto do Cosmo são distribuídos em 7 ramificações com cinco membros cada. Para esse troféu você precisará derrotar uma dessas ramificações por completo. Ou seja, matar cinco cultistas da mesma ramificação. Nada muito complexo já que para alcançar o nível máximo da Lança de Leônidas, como dissemos anteriormente, você precisará matar todos os cultistas.

DE ILHA EM ILHA
A última tarefa da lista de troféus é também a única de ouro além de finalizar a história principal. Para ela, você precisa completar  nada menos que 20 missões secundárias das regiões de Pefka, Obsidiana e Abantis. Importante lembrar que missões secundárias não são o mesmo que contratos. Ou seja, você precisará ir nessas ilhas e falar com os NPCs indicados no mapa, completando todas as missões sinalizadas no mapa.

Para quem ainda não está acostumado com o mapa, Pefka é a região na parte direita da grande ilha de Messara, no canto inferior direito do mapa (sudeste). Já as chamadas “Ilhas Obsidianas” são os territórios de Hidra e Milos, localizados próximo à costa leste de Lacônia. Por sua vez, as Ilhas Abantis são formadas pela grande ilha de Eubeia e Esquiro, a nordeste da Beócia.

CICLO ÉPICO
Por fim, temos o tão sonhado troféu de Platina (no caso do PS4). Para ele, basta completar a simples tarefa de ter conquistado todos os troféus anteriores deste guia.

Fontes: MyPST e GameBlast

Comentários